RSS

sábado, 14 de março de 2009

Limpeza: procurar varrer a casa e passar pano no mínimo dia sim dia não. Isto não acumula pó e não causa alergia.
2. Limpar os móveis sempre com pano úmido (para não levantar poeira)
3. Assear os banheiros todos os dias, digo: tirar o lixo, varrer para tirar os cabelos do chão e demais bagaços. Passe vassourinha no vaso com água sanitária e detergente. Passar bucha de espuma na tampa. Coloque desinfetante no vaso e demais ralos. Lave a pia e enxugue-a.
4. Fazer a cama sacudindo e esticando os lençóis.
5. Cozinha mantenha sempre limpa, nunca deixe os pratos dormir no secador, sem guardar no armário. Lembre-se que as baratas e formigas vão passear por tudo que encontrar.
6. Procurar separar as roupas por cores e tecidos para pôr na máquina. Lembre-se que as peças que ficam em contato com o nosso corpo (nossas roupas) devem ser esfregadas nas axilas, colarinho, pernas de calças e bolsos. Pode passar uma escovinha para roupa de leve nos colarinhos e boca de calças.
7. Separe bacias de roupa, baldes e 1 bacia para os panos de prato.
8. Todos os dias troque o pano de prato e pia. Lave-o a seguir ou ponha de molho.
9. As roupas de cama, mesa e banho devem ser trocadas 1 vez por semana.
10. Separe e marque a bacia das calcinhas e cuecas.
11. Reserve 1 dia da semana para fazer a faxina. Ex: os banheiros serão lavados de cima a baixo, incluindo as paredes dos mesmos. Faça o mesmo com a cozinha, sala (retirando tudo do lugar, vasculhando teto, etc). Atenção para porta e janelas que devem ser limpas com pano úmido por dentro e por fora. Idem os armários, dentro e fora.
12. Ao passar ferro nas roupas pendure-as nos cabides e deixe-as no varal por um bom tempo, não as guarde logo no guarda-roupa não. Ao passar se molha um pouco e devemos deixar correr um vento nas mesmas. Separe as roupas por cores e tamanhos das mangas, isto ajuda-nos a não perder tempo na hora de sair e o maridinho adora.
13. Geladeira deve ser limpa toda semana com o pano úmido por dentro e por fora.
14. Reserve 1 dia para fazer a feira de frutas, verduras e cereais. Faça a nota e vá ao supermercado pequeno e com a barriga cheia. Você comprará o estritamente necessário e desta maneira economizará. Lembre-se também de procurar produtos da estação, evite os demais por causa do preço.Não fique escrava de marcas, mude se o preço estiver melhor nas similares. Não compre produtos em grande quantidade, principalmente os de limpeza (a não ser que você esconda), por causa das empregadas, se verem muito gastarão muito.
15. Sempre procurem fazer umas surpresinhas mesmo que satisfaça só a você. Isto faz um bem enorme. Ex: Flores na casa depois da faxina. Um jantar ou um almoço com uma comidinha diferente.
16. Atenção para as sobremesas do fim de semana. Faça um tipo de cada vez. Nunca faça uma receita nova quando vai receber uma visita. Pode não sair legal. Se vai receber alguém ou fazer uma festa programe-se e nunca faça as compras no dia marcado da festa ou da visita. Faça a lista e compre tudo de véspera.
17. Ao sair de viagem = viajar. Procure tirar todo o lixo da casa e botar fora. Fazer a cama. Não deixar pratos sem guardar. Desligar a central de gás e alguns eletrodomésticos. Repare se trancou tudo. Avise a alguém que estará fora. Deixe na portaria do prédio o telefone de alguém da família de vocês e o celular. Fechem a transmissão - registro de água. Não deixe nada perecível fora da geladeira.
PS: Não se esquecer que em cada tarefa é preciso sempre economizar energia e água.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Top 10 - Postagens